Disponibilize suas aptidões profissionais no Portal!
Fale um pouco sobre sua experiência profissional, para que as empresas ou pessoas que consultam este mural buscando um perfil semelhante ao seu entrem em contato com você.
Clique em "Envie seus dados", abaixo, e boa sorte!
Para conferir as vagas oferecidas pelas empresas para a terceira idade, ou se você é empresário e está oferecendo emprego, clique aqui para ir ao Mural de Vagas para 3ª idade.

10 de janeiro de 2017

Treinamento funcional

Ervin Souza ( ervinsouza@gmail.com)

cidade: Rio de Janeiro
estado: RJ
idade: De 61 a 70 anos
sexo: masculino
celular_ddd: 21
celular_numero: 991042451
titulo: Treinamento funcional
texto: CURRICULUM VITAE

ERVIN BUNDAN DE SOUZA
Telefones (021) 2236-5048 / (21) 99 1042451 
Data nascimento 02/08/1948

Consultoria em desenvolvimento de métodos, tempos e treinamento de pessoal

Experiência de 41 anos em Engenharia de Métodos e racionalização de operações em indústria de confecção. Engenharia reversa de produtos e delineamento detalhado de operações, além de outros 11 anos em indústrias fumageira, de refrigeração e de armas.

Objetivo: Oferecer consultoria modular empresarial. Módulos ministrados separadamente conforme necessidade instantânea da empresa.

TWI objetivo;
Passo a passo das bases neurobiológicas de como executar uma operação de modo econômico, preciso e com qualidade. Fases da evolução da competência psicomotora. Treinamento explicitável e procedural (mimese). Follow up de desenvolvimento de treinandos. Formação de equipes replicadoras.
Administração do tamanho da equipe de colaboradores:
Método de Fibonacci-Dunbar-Hall para o tamanho ótimo de equipes produtivas. Predisposição motivacional dos diversos grupos de subordinados.
Designação de tarefas a subordinados:
Criar cronograma de treinamento por produto através da dificuldade de operação. Mensuração de cada uma para criação de tabela de dificuldade crescente. Classificação dos colaboradores quanto à habilitação multioperacional. Versatilidade proativa.



Análise de Métodos:
Análise aprofundada de métodos (micromovimentos). Etapas da depuração do método, implantação e follow up. Construção de blocos de micromovimentos (patterns) para montagem de operações com tempos predefinidos. Alguns problemas lúdicos para desenvolvimento de métodos.
Análise de tempos:
Cadência, celeridade e ritmo. Treinamento de avaliação de ritmo. Divisão elementar. Cronometragem e cronoanálise. Normalização de tempos padrão e tolerâncias aplicáveis. Análise instantânea de métodos e tempos (5 minutos por colaborador). Formulário de monitoramento e avaliação.
Padrões de qualidade operacional:
Definiçõe s explícitas de conceitos de qualidade. Viabilização econômica da qualidade do processo.
Produção celular:
Montagem e objetivos. Autogestão. Produtividade (metas) e qualidade.
Matemática Operacional para empresa:
Personalização da matemática em função da necessidade da empresa (conversões de unidades, cálculos horários, ordem de grandeza com posicionamento de vírgulas, noções de proporcionalidade e percentuais). Enriquecimento de escolaridade formal deficiente.
Comunicação empresarial:
Concisão, organização e completude. Densidade informacional. Ordenamento da informação para apresentação de problemas na fase decisória. Desenvolvimento de redação própria (redigir texto não é só transcrever pensamentos desordenadamente). Preparação de instruções e manuais.
Como raciocinar logicamente:
Análise de problemas. Brainstorming estruturado e pensamento lateral. Bom senso e estratificação de problemas. Aplicações do GUT. Maiêutica no desenvolvimento cognitivo. Capacitação do pensamento independente. Não apenas aplicar 'receita de bolo' e sim criá-la. Exaptação de processos/documentos empresariais.